Hoje vamos esclarecer possíveis questionamentos que possam aparecer sobre o medidor de água! Ao final desse artigo você vai aprender dicas e curiosidades sobre esse aliado no consumo racional dos nossos recursos hídricos. Vamos lá… 

O que é o Hidrômetro?

O hidrômetro, medidor ou relógio de água é um equipamento de precisão que registra o volume hídrico consumido em imóveis, comércios, indústrias, fazendas, etc., conectado a um sistema de abastecimento de água. Ele é indispensável para que o cliente consiga ter controle do volume de água que está utilizando e para que possa manter hábitos de consumo consciente, fundamentais para a preservação do meio ambiente. Esse equipamento registra o consumo em tempo real e é um grande aliado na luta contra o desperdício, a leitura dos hidrômetros é realizada mensalmente e sua fatura é calculada com base no volume acumulado no mês, por meio da diferença da leitura atual e a última registrada no mês anterior.

Como a água passa pelo Hidrômetro?

A partir da Estação de Tratamento, a água passa pela rede de distribuição, através da tubulação e entra no cavalete onde está o hidrômetro, com isso percorre por dentro do medidor para, finalmente, estar disponível do encanamento para a torneira do consumidor.

O Hidrômetro pode registrar a mais do que foi consumido?

NÃO! Com o passar dos anos o aparelho se desgasta, o que faz com que sua sensibilidade (capacidade de registrar vazões muito baixas) seja diminuída. Por isso, logo após a troca do hidrômetro, é possível que ocorra uma pequena elevação na marcação do consumo, entretanto se esse aumento for muito elevado (mais de 25%), mesmo quando se manteve o consumo habitual de água, recomenda-se fazer a averiguação de vazamentos na residência e também no cavalete do hidrômetro.

Em caso de problema com grande pressão nos canos gerando passagem de ar, há no mercado tecnologias seguras e que não prejudicam seu medidor, nem a água que você consome, que podem te ajudar com esse problema. Estamos falando do Sensor Indutivo para telemetria! O qual possui transmissores que registram essa possível pressão nos canos e entrada de ar, sendo assim é possível contabilizar somente o volume de água. Lembrando que para usufruir dessa tecnologia você precisa adquirir um Hidrômetro pré-equipado ou equipado para telemetria.

O ponteiro do Hidrômetro pode girar para frente e para trás?

SIM! O Hidrômetro quando apresenta esse tipo de movimento está acusando uma oscilação da pressão na rede de abastecimento, em condições normais é insignificante a diferença da conta mensal. Geralmente isso ocorre em locais onde há racionamento de água, nesses casos a dica é fechar o registro para bloquear a pressão que vem da tubulação enquanto a água não volta.

O ponteiro do Hidrômetro pode girar sozinho?

NÃO! O aparelho é mecânico, assim o ponteiro só gira quando passa água. Quando o ponteiro girar sem a utilização de água no imóvel, pode ser sinal de: Vazamento Interno (não visível); reservatório da caixa d’água em abastecimento; defeito no registro, que mesmo fechado, não bloqueia a passagem da água.

Como fazer a leitura do hidrômetro e medir meu consumo de água?

É bem simples, para ler o hidrômetro de ponteiros deve-se anotar os números indicados na cor preta da relojoaria. Faça as contas exemplificadas abaixo e multiplique o resultado (m³) por mil para saber o consumo em litros: 

Aproveite nossos artigos para sanar suas dúvidas ou entre em contato com uma de nossas atendentes pelo Chat do WhatsApp

Até a próxima semana!