Reunimos aqui nesse artigo, 3 tipos de irrigação que se adequa a várias situações diferentes e nosso objetivo é te mostrar essas possibilidades para que você consiga escolher qual delas se aplica melhor a sua necessidade. Vamos lá!?

Como funciona a irrigação localizada?

A irrigação localizada é umas das técnicas mais utilizadas, principalmente em áreas mais secas. A água é aplicada nas raízes das plantas, ocupando o seu redor para atingir maior profundidade. São utilizados os sistemas de irrigação por gotejamento ou de microaspersão, que tem como vantagens o baixo custo de energia e de água, eficácia na aplicação, facilidade de adaptação aos mais variados selos e não se limita as mudanças de vento e declives de solo.

Quais são as vantagens da irrigação localizada?

  • Economia de água;
  • Irrigação uniforme em qualquer área, topografia e tipo de solo;
  • Economia de energia;
  • Menor dependência do clima, maior estabilidade e menores riscos.

Como funciona a irrigação por aspersão?

É uma simulação de chuva artificial direcionada. Para um funcionamento mais eficaz é recomendada a instalação em solos não inclinados, além de ser necessário um conhecimento técnico maior. Como vantagem, há o baixo custo de mão de obra e eficácia na distribuição de água. A desvantagem é o alto custo de energia.

Quais as vantagens da irrigação aspersão?

  • Adapta em terrenos com declives mais acentuados e superfícies uniformes;
  • Economia em mão de obra, quando o sistema é permanente ou mecanizado;
  • Eficiência de condução é alta, pois os condutos fechados evitam perdas de água por infiltração, escorrimento e evaporação.

Como funciona o método de irrigação por pivô central?

Pivô central é o método na qual a irrigação é feita por meio de uma torre, com uma estrutura suspensa que gira de forma circular para a parte superior da plantação. Uma área circular é projetada para receber a estrutura que, em seu centro, recebe uma tubulação. Por meio de um raio, que gira em toda área circular, a água é aspergida por cima da plantação. A irrigação por esse método proporciona excelentes vantagens e resultados.

Quais são as principais vantagens e resultados da irrigação por pivô central?

  • Baixo custo de implantação, energia e manutenção;
  • Favorece o aumento da fotossíntese nas folhas mais baixas, devido ao reflexo da luz na água;
  • O vento não limita a irrigação.

Conseguimos te ajudar? Qual delas é mais vantajosa pra o seu negócio?

Ah! Para finalizar este conteúdo, lembro a você da importância de ter um medidor de água na sua irrigação. Acesse nosso site e garanta os melhores hidrômetros para irrigação: Hidrômetro Woltmann na Renova Medição

Ou entre em contato conosco e tire suas dúvidas!