A individualização de água é considerada a forma mais eficiente para estimular o consumo consciente em casas e prédios, entretanto ainda há muitas dúvidas a respeito deste assunto e neste artigo vamos sanar algumas delas! Vamos lá?
O que é individualização de água?
Nada mais é que a cobrança individual de água de cada unidade. A partir dessa prática, cada consumidor paga exatamente o que consumiu e também desenvolve o consumo consciente.
Essa cobrança individual é realizada através do hidrômetro, medidor de água regularizado pelo Inmetro, que faz a leitura do volume hídrico consumido.
A diferença entre o rateio e a medição individualizada ocorre justamente na leitura. No primeiro caso, a concessionária de água realiza a leitura na entrada principal de água do condomínio. Quando a individualização é feita, o processo é realizado diretamente no hidrômetro de cada unidade. Isso torna a cobrança mais justa e ecologicamente correta.
Individualização de água vale a pena?
Sim, pois instiga a procura de vazamentos, reduz custo de água, conscientiza sobre o consumo e evita desperdícios de água.
Também diminui a taxa condominial, conforme realizada a medição das unidades os moradores vão se conscientizando em relação ao consumo.
Além disso, a cobrança individual favorece pessoas que moram sozinhas ou estão com o apartamento fechado. Com isso, gera mais facilidade para o síndico ter controle da média do consumo de todas as unidades, diminuindo e controlando o consumo de um modo geral do condomínio.
O que a Legislação diz sobre a individualização de água?
Em 2016 foi aprovada a Lei Federal 13.312 que determina, a partir de 2021, que novos imóveis adotem padrões de sustentabilidade, entre as normas está o uso obrigatório de medidores individuais de água.
Para condomínios antigos, não é obrigatório a individualização, visto que a norma é específica para novos imóveis. Porém, caso os moradores ou o síndico se interessem na individualização de água, é possível aderir ao método, colaborando com o meio ambiente.
Quais os benefícios da individualização de água?
- Facilidade para detectar vazamentos e infiltrações nos imóveis;
- Aumenta a consciência do desperdício de água;
- Diminui o valor da fatura de água das áreas comuns;
- Evita fraudes no sistema de abastecimento de água;
- Cobrança de água mais justa, pois cada unidade paga apenas pelo que gastou sem precisar arcar com as despesas de seus vizinhos.
- Facilita o combate à inadimplência e a tomada de medidas restritivas;
- Agrega valor ao imóvel.
Qual hidrômetro certo para individualização de água?
Os hidrômetros residenciais unijato e multijato ou residenciais ultrassônicos são os equipamentos mais recomendados para a medição individualizada de água. Este medidor também é conhecido como relógio de água, ideal para medir com precisão a água em residências, apartamentos e condomínios, com opções de vazão máxima (Qmáx) de 1,5m³/h, 3m³/h ou 5m³/h, e diâmetros de 1/2’’ ou 3/4’’.
Consulte o encanador do seu prédio para saber as especificações do hidrômetro certo para sua casa!
Onde comprar hidrômetro para individualização?
No site da Renova você encontra soluções em medição de água e hidrômetros de qualidade, direto da fábrica!
Acesse e confira: www.renovamedicao.com.br
Nos acompanhe para mais dicas e conteúdos sobre saneamento e hidrometria.
Até logo!
Leonardo
E sobre a taxa de Esgoto, que será cobrada por Unidade?
Aqui na Bahia é de 80%, fica o valor da agua mais o condomínio.
Será que realmente vale a pena?
cassio brito
mesmo com a individualização, será cobrado taxa minima de consumo por unidade?
Tavares
Prezado, deve sim ser cobrado o mínimo, independente do consumo, pois não há diferença nenhuma entre imoveis em condomínios ou uma casa de rua que tem hidrometro e sempre foi obrigada a pagar a tarifa mínima. Só no Brasil se discute isso. Infelizmente as pessoas não sabem o que é uma conta de saneamento e insistem que podem usar o mesmo raciocínio de comprar água no mercado. De jeito nenhum. Quando alguém paga a tarifa mínima, paga por serviços e não por água. Mesmo com imovel vazio ,tem que ser paga. Talvez no dia em que a concessionária parar de trabalhar e as ruas desabarem em vazamentos diversos, as pessoas vão entender e dar valor ao serviço que nada tem a ver com consumo e tem que ser pago por todos
Régis
Inseriram este controle no meu apt,mas agora a descarga Hydra tem fluxo fraco. Em conversa com síndico ele simplesmente falou trocar para caixa acoplada ,isso eu não concordo ou sou obrigado a aceitar isso? Quem paga este custo desta troca
?
Celso
Deve sim, pois a taxa mínima equivale ao custo de disponibilidade da água e esgoto. A de se considerar também que, na individualização do consumo medido por unidade, deve-se aplicar a mesma tabela progressiva utilizada pela concessionária local.
Tavares
Meu prédio tem medição individualizada e há um ano rateamos a conta como se fosse uma mesa de bar , ou seja, quem não consome não paga. Apartamentos vazios pagam ZERO, pasmem, ZERO. Apenas pagam área comum. Não há tarifa mínima, ou seja, estão dando calote nos serviços da concessionária. Pra piorar, como a conta do prédio já vem uma tarifa minima pra cada apt, see os vazios não pagam significa que o resto dos moradores vai ter que pagar a tarifa mínima dos imoveis vazios ou que consomem muito pouco e suas contas disparam . Absurdo total. Ninguém sabe que numa conta de saneamento, 80% do valor é serviço e somente 20% é água. Hidrometros não leem serviços, apenas água. É desonesto cobrar serviço como se fosse água. Como o povo é leigo, acha que uma conta de saneamento é como comprar água no mercado. Milhares são lesados e nem desconfiam da manobra.
Mesmo o STJ em 20/06/24 declarando ilegal burlar a tarifa minima, nosso sindico profissional rabo preso com imobiliária não quer mudar o método, pois defende quem está com imovel vazio. O que devemos fazer? Processá-lo junto com o condomínio?
Vinicius
o hidrometro individual pode ser instalado logo acima do andra que vai atender, pra ter uma melhor vazao de agua ?
Renova
Olá Vinícius, o hidrômetro pode ser instalado acima do andar que será utilizado, no entanto, isso não é capaz de aumentar a vazão ou a pressão da água. Para otimizar a pressão do sistema hidráulico, a solução mais eficaz é a instalação de um pressurizador. Este equipamento é projetado especificamente para aumentar a pressão da água, garantindo um fluxo adequado nas diferentes torneiras e chuveiros da edificação.
Giselia
Quem deve arcar com o custo da obra?
O condomínio ou cada condômino paga a sua?