A individualização de água é considerada a forma mais eficiente para estimular o consumo consciente em casas e prédios, entretanto ainda há muitas dúvidas a respeito deste assunto e neste artigo vamos sanar algumas delas! Vamos lá?

O que é individualização de água?


Nada mais é que a cobrança individual de água de cada unidade. A partir dessa prática, cada consumidor paga exatamente o que consumiu e também desenvolve o consumo consciente.

Essa cobrança individual é realizada através do hidrômetro, medidor de água regularizado pelo Inmetro, que faz a leitura do volume hídrico consumido.

A diferença entre o rateio e a medição individualizada ocorre justamente na leitura. No primeiro caso, a concessionária de água realiza a leitura na entrada principal de água do condomínio. Quando a individualização é feita, o processo é realizado diretamente no hidrômetro de cada unidade. Isso torna a cobrança mais justa e ecologicamente correta.

Individualização de água vale a pena?

Sim, pois instiga a procura de vazamentos, reduz custo de água, conscientiza sobre o consumo e evita desperdícios de água.

Também diminui a taxa condominial, conforme realizada a medição das unidades os moradores vão se conscientizando em relação ao consumo.

Além disso, a cobrança individual favorece pessoas que moram sozinhas ou estão com o apartamento fechado. Com isso, gera mais facilidade para o síndico ter controle da média do consumo de todas as unidades, diminuindo e controlando o consumo de um modo geral do condomínio.

O que a Legislação diz sobre a individualização de água?

Em 2016 foi aprovada a Lei Federal 13.312 que determina, a partir de 2021, que novos imóveis adotem padrões de sustentabilidade, entre as normas está  o uso obrigatório de medidores individuais de água. 

Para condomínios antigos, não é obrigatório a individualização, visto que a norma é específica para novos imóveis. Porém, caso os moradores ou o síndico se interessem na individualização de água, é possível aderir ao método, colaborando com o meio ambiente.

Quais os benefícios da individualização de água?

  • Facilidade para detectar vazamentos e infiltrações nos imóveis;
  • Aumenta a consciência do desperdício de água; 
  • Diminui o valor da fatura de água das áreas comuns; 
  • Evita fraudes no sistema de abastecimento de água;
  • Cobrança de água mais justa, pois cada unidade paga apenas pelo que gastou sem precisar arcar com as despesas de seus vizinhos.
  • Facilita o combate à inadimplência e a tomada de medidas restritivas; 
  • Agrega valor ao imóvel. 

Qual hidrômetro certo para individualização de água?

Os hidrômetros residenciais unijato e multijato ou residenciais ultrassônicos são os equipamentos mais recomendados para a medição individualizada de água. Este medidor também é conhecido como relógio de água, ideal para medir com precisão a água em residências, apartamentos e condomínios, com opções de vazão máxima (Qmáx) de 1,5m³/h, 3m³/h ou 5m³/h, e diâmetros de 1/2’’ ou 3/4’’. 

Consulte o encanador do seu prédio para saber as especificações do hidrômetro certo para sua casa!

Onde comprar hidrômetro para individualização?

No site da Renova você encontra soluções em medição de água e hidrômetros de qualidade, direto da fábrica! 

Acesse e confira: www.renovamedicao.com.br

Nos acompanhe para mais dicas e conteúdos sobre saneamento e hidrometria.
Até logo!