O medidor velocimétrico é o mais comum, ele é acionado com base na velocidade da água que passa em seu interior, provocando rotação em sua hélice que transmite a informação do volume de água consumido.
Hidrômetros unijato são caracterizados pela incidência de um único jato de água que aciona a turbina. Já os hidrômetros multijato, o fluxo de água é distribuído pela câmara direcional, que através de vários furos equidistantes acionam a turbina de forma equilibrada.
Como os jatos de água acionam a turbina?
O mecanismo interno do hidrômetro é acionado pela água em movimento com uma certa velocidade. Ao entrar no medidor, a água é direcionada em um jato (unijato) ou mais jatos (multijato), gerando movimentos de rotação.
Os hidrômetros Renova possuem transmissão magnética, tecnologia que utiliza um par de imãs para proporcionar maior segurança, funcionalidade e precisão na medição.
Como esses imãs funcionam?
O ímã propulsor é fixado na ponta do eixo da turbina e aciona o ímã propelido que se aloja no outro lado da placa separadora. Quando gira a turbina, gira também o mecanismo (totalizador) acoplado ao ímã propelido. O totalizador é então acionado e faz registros proporcionais à rotação da turbina, acumulando e indicando o volume em metro cúbico(m³). E é assim que os números do mostrador do hidrômetro marcam o consumo de água, de acordo com o giro da turbina.
Agora que você entendeu como funciona a medição de água, vamos ao próximo passo…
Nossos medidores para uso residencial podem ser classificados em unijato e multijato, com vazão máxima até 5m³/h.
Mas o que é vazão em medidores de água?
As vazões em um hidrômetro, conforme Portaria n°246/00 do Inmetro, são definidas em:
- Vazão mínima: Menor vazão registrada pelo hidrômetro com erros de precisão admissíveis por norma técnica.
- Vazão de transição: É a vazão que define um erro admissível entre a vazão mínima e vazão máxima.
- Vazão nominal: É definida como sendo a metade da vazão máxima, sendo que a vazão nominal está identificada no painel de leitura do hidrômetro.
- Vazão máxima: Maior vazão admissível no hidrômetro. Trabalhar, constantemente, nesta vazão pode prejudicar a eficiência do sistema ou danificar componentes internos do hidrômetro.
#dica: Uma opção para seleção do hidrômetro é adotar um equipamento cuja vazão prevista na tubulação em que ele será instalado seja menor do que a vazão nominal do hidrômetro, para não prejudicar seu funcionamento.
Diferença de hidrômetro unijato e multijato
Hidrômetro de água Unijato
Conhecido também como hidrômetro monojato ou de jato único, é indicado para medir com alta precisão a água em residências ou apartamentos com vazão máxima (Qmáx) até 5m³/h. É uma ótima opção para individualização de água, apresentando melhor custo benefício, por ser mais barato e mostrar bom desempenho mediante à pequenas vazões.
O jato de água incide diretamente na turbina, com isso não é o modelo ideal para medição de água com partículas em suspensão, como por exemplo o calcário, mais comum em bairros com fornecimento hídrico captado por poços artesianos.
Pensando nisso, nossos modelos contêm filtro de proteção na entrada de água do medidor, para evitar a passagem de impurezas.
Com o passar do tempo e dependendo da qualidade da água esse filtro pode ser obstruído, assim, a troca do equipamento é essencial a cada 7 anos ou até antes, se for exposto a um volume intenso de água por longos períodos.
Compre hidrômetro unijato direto da fábrica em nosso site!
Hidrômetro de água multijato
O hidrômetro residencial multijato é um tipo de equipamento que suporta vazão de média intensidade em períodos curtos de tempo. Ele é fabricado com materiais de alta qualidade, para uma resistência efetiva contra desgaste e corrosão. Ideal para medir com alta precisão a água em residências, apartamentos e comércios com vazão máxima de 5m³/h.
O multijato possui um mecanismo interno que é acionado por vários jatos de água. Eles incidem na turbina de maneira tangencial, proporcionando perfeito equilíbrio à turbina, quando em rotação. Isso confere ao hidrômetro uma vida útil prolongada e garante uma boa performance da medição em baixas e altas vazões. Desta forma, o equipamento pode ser usado para medição de água potável, sendo ela tratada ou não. Porém, não pode ser usado em água bruta. A troca desse medidor é recomendada a cada 8 anos.
Compre hidrômetro multijato direto da fábrica em nosso site!
Confira as características de cada modelo:
Unijato
- Apresenta dimensões menores;
- Possui preços mais acessíveis;
- Aplicado em locais com menor fluxo de água;
- Não indicado para bairros com fornecimento de água com calcário;
- Ideal para casas e individualização de água em condomínios.
Multijato
- Apresenta dimensões maiores;
- Aplicável em água potável: tratada ou não tratada;
- Ideal para vazões maiores;
- Maior vida útil, por ser mais resistente;
- Recomendado para residências, comércios e bairros com fornecimento de água com alta concentração de cálcio e magnésio.
Agora, confira a grade de cobertura dos modelos unijato e multijato de acordo com suas vazões:
- Modelos de 1,5m³/h: cobrem vazões de 15 litros por hora até 60 litros por hora, sendo indicados para pequenos fluxos de água.
- Modelos de 3m³/h: cobrem vazões de 30 litros por hora até 120 litros por hora, sendo indicados para fluxo de água moderado.
- Modelos de 5m³/h: cobrem desde vazões de 50 litros por hora até 200 litros por hora, por isso são indicados para grandes fluxos de água.
Todos os nossos hidrômetros estão em conformidade com a ABNT NBR NM212 e aprovação no INMETRO de acordo com as portarias n°246/2000 e n°155/2022.
Entre no nosso site e confira os modelos de hidrômetros à pronta entrega!