Nesse artigo te ensinaremos como deve ser feita a instalação do seu produto, possibilitando a você o conhecimento de supervisionar a instalação do mesmo na sua residência, seguindo essas dicas você previne vazamentos e garante o melhor funcionamento para o seu relógio de água.
Como instalar o hidrômetro evitando vazamentos?
Primeiro vamos passar pelas condições gerais de instalação. Não é recomendável exceder o limite máximo de vazão, pressão e temperatura de trabalho (Para consultar valores do modelo escolhido, vide catálogo do produto);
Antes de instalar seu medidor de água você deve identificar qual é a classificação do seu aparelho, para saber como ele deve ser instalado. Na relojoaria do hidrômetro tem escrito a letra H (Horizontal) ou V (Vertical), quando não houver indicação de posição expressa em seu mostrador, considerar a horizontal como única posição de instalação.
Confira o exemplo:
Devo instalar o medidor de água com caixa de proteção?
Sim! É recomendado que seja instalada uma caixa de proteção para o medidor, em caso de dúvidas consulte e companhia de saneamento da sua cidade. Esta caixa deve ser instalada em alvenaria, e deve estar nivelada com a estrutura.
Como mostra imagem:
Como instalar hidrômetro em prédios e condomínios?
A instalação do hidrômetro em prédios deve seguir a lei 13.312/2016 que exige a instalação individualizada, a partir do dia 12 de julho de 2021.
Saiba mais sobre individualização de água em condomínios.
Quais os materiais necessários para a instalação do medidor de água?
Vamos para o passo a passo:
Encaixe a conexão, com a borracha de vedação nas extremidades do hidrômetro.
Use o veda rosca nos extremos da conexão, já instalado no hidrômetro.
No medidor há uma seta apontando qual deve ser o sentido do fluxo da água, como mostra na imagem. Portanto a instalação deve seguir esta orientação.
Encaixe o registro, a luva sr e o joelho na conexão e certifique-se que esteja bem ajustado, mas não muito apertado.
Meça o cavalete do tamanho do hidrômetro (já com o adaptador e joelho/luva) para que seja feito o corte no cavalete para instalação do hidrômetro. (como mostra a imagem)
Lixe as extremidades do cavalete, onde receberá um pouco de cola para melhor aderência do hidrômetro e por fim encaixe o hidrômetro no cavalete e certifique-se que esteja bem instalado pra que não ocorra nenhum vazamento. Ligue novamente o registro e confira o funcionamento do hidrômetro.
Gostou do artigo de hoje? Em caso de dúvidas deixa pra gente nos comentários!
Conheça a Renova Medição e adquira produtos de qualidade comprovada! Acessar Loja