Quais as Inspeções realizadas até a entrega do Hidrômetro?

Uma das nossas maiores crenças, aqui na Renova, é a qualidade, desde o atendimento até o produto final que será entregue. E é por isso que entendemos que a inspeção dos produtos garante maior satisfação e sucesso aos nossos clientes. A inspeção é o processo que examina, testa e mede nossos produtos, determinando se estão de acordo com os requisitos estabelecidos pela empresa, e em alguns casos, requisitos estabelecidos pelo cliente.

Para tanto, temos três níveis de inspeção:

  • Inspeção de Recebimento: Onde é avaliado os insumos que recebemos dos nossos fornecedores.
  • Inspeção de Processo: É realizado o acompanhamento durante as etapas do processo produtivo, para garantir a conformidade de todos os processos.
  • Inspeção de Produto Acabado: É feita a verificação final para determinar se o produto atende as especificações.

Para a realização das inspeções acima, nós utilizamos como referência a norma ABNT NBR 5426:1989, que determina o número de amostras a serem retiradas de um lote que são capazes de representar tal lote por completo. De acordo com essa norma, precisamos definir qual Nível de Inspeção, Plano de Amostragem e NQA (Nível de Qualidade Aceitável) para identificarmos qual a quantidade de amostras e critérios que precisamos seguir.

Em seguida, essas amostras são retiradas do lote sempre de forma aleatória para que possamos avaliar diversos períodos da produção, como por exemplo: começo, meio e fim da produção deste lote. Posteriormente, avaliamos a conformidade das peças nos seguintes critérios:

  • Visual: é analisado a conformidade da amostra em relação ao requisito padrão que ela deve satisfazer.
  • Dimensional: é realizado a conferência das medidas das peças.
  • Calibração de rosca: é utilizado o calibrador e feito o teste prático.
  • Ensaio de estanqueidade: é verificado se as amostras possuem algum tipo de vazamento, ou até mesmo, alguma perfuração na carcaça.
  • Verificação da curva de erro: É verificado se as peças apresentam os erros máximos admissíveis da Qn, Qt e Qmin dentro dos limites permitidos.

Além destes itens, verificamos também se há alguma particularidade solicitada pelo cliente. Após todo este processo é que definimos o status daquele lote, se ele está aprovado ou reprovado. Caso, o mesmo seja reprovado é avaliado a causa da reprovação e o que precisamos fazer para corrigir os erros. Só encaminhamos o lote para o cliente, se ele estiver aprovado.

Importância do processo de inspeção de qualidade em hidrômetros

Esse processo é de extrema importância, pois, nos preocupamos com a experiência que o cliente vai ter conosco, e assim, tentamos garantir que o mesmo tenha suas expectativas atendidas, recebendo um produto de qualidade e conforme com as legislações vigentes e suas especificações.

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Até a próxima!