Você sabia que mais de 40% da água potável no Brasil é desperdiçada atualmente? Essa quantidade seria suficiente para abastecer mais de 63 milhões de brasileiros em um ano, em outras palavras, são 7,5 mil piscinas olímpicas de água tratada desperdiçada diariamente! Os índices são estarrecedores não é mesmo?
Vem entender esse impasse aqui no nosso artigo de hoje.
O último estudo foi publicado segundo os dados públicos do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis), ano base 2021, considerando análise de todo o Brasil. Ele revela que 40,1% de toda água potável captada não chega efetivamente às residências do país. É isso mesmo, toda essa porcentagem de água limpa e tratada para consumo se perde no meio do caminho!
O que fazer para reduzir perdas de água potável?
A solução para as perdas de água no Brasil passa por ações de melhoria contínua nos sistemas de saneamento. Também é fundamental investir em materiais de qualidade, que suportem as exigências técnicas das redes de água com mais robustez e eficiência, garantindo menos vazamentos e melhor aproveitamento dos recursos hídricos.
As organizações, juntamente com as companhias de saneamento, estão trabalhando para uma redução dos atuais 40% de índice de perdas, para índices próximos a 25%, meta prevista pela Portaria nº 490 do Ministério do Desenvolvimento Regional, que permitiria uma economia coletiva. Significa que, mesmo se conseguirmos uma redução básica nas perdas de água, já seria volume suficiente para atender a aproximadamente 39 milhões de brasileiros em um ano.
Além de atender mais pessoas com acesso à água potável, a redução do índice de perdas, analisando a partir do impacto ambiental, certamente ajudaria a manter mais cheios os rios e reservatórios espalhados pelo Brasil, uma vez que o volume de água retirado da natureza poderia ser menor.
Como ajudar a combater o desperdício de água no Brasil?
Enquanto as companhias de saneamento trabalham para controlar esse desperdício, você pode fazer o mesmo aí da sua casa! Evite desperdícios de água, verifique e corrija os pequenos vazamentos, use materiais hidráulicos certificados pelo Inmetro, e invista em hidrômetros e conexões com tecnologia antivazamento que você encontra na Renova Medição.
Lembrando que esta crise hídrica também reflete nos reservatórios das hidrelétricas, por isso é necessário prestar atenção no consumo de eletricidade, para afastar o risco de apagões, falta de energia e aumento exacerbado nas contas de luz e água.
Ao aderir a estas mudanças você trabalha o bem coletivo, contribuindo para o meio ambiente e para o seu bolso!
Você tinha conhecimento desse problema? Deixe sua opinião nos comentários.
E até a próxima semana!