Conversamos com o encanador do Saae de Bocaiuva-MG, cidade que sedia a nossa fábrica, que esclareceu algumas dúvidas comuns dos nossos clientes, sobre o processo de troca e manutenção do hidrômetro.
Lembrando que as respostas foram baseadas no procedimento do Saae de Bocaiuva, e caso você não seja da nossa cidade, é importante sempre consultar os órgãos públicos e legislação vigente em sua cidade.
Vamos lá…
Quero trocar meu hidrômetro, o que devo fazer?
O primeiro passo é ir ao órgão público que seja destinado ao tratamento e distribuição de água, para que esse órgão te oriente qual o procedimento deve ser feito.
Como eu identifico a vazão da minha residência?
Para identificar a vazão da sua residência/propriedade, é preciso usar um aparelho chamado manômetro, apenas com este aparelho é possível identificar a vazão.
Essa informação é fundamental para saber qual o modelo de medidor de água escolher.
Eu tenho autonomia para trocar o meu hidrômetro?
Inicialmente, deve-se informar ao órgão público da sua cidade. O proprietário da residência não tem autonomia para realizar a troca, apenas funcionários credenciados às companhias de saneamento.
Qual o profissional indicado para realizar a troca do hidrômetro?
Os profissionais recomendados são o fiscal de aferição ou o encanador.
Tem algum padrão de instalação que deve ser seguido?
Sim, tem um padrão. A altura correta é 60cm, não pode estar em baixo da rede do relógio da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais).
Atenção para esta informação, pois em outras cidades pode ter outro padrão para a instalação, é sempre importante conferir com a companhia de saneamento.
Se meu hidrômetro quebrou ou foi violado, de quem é a responsabilidade para realizar a troca e arcar com as despesas?
Depende da ocasião. O primeiro a se fazer é um boletim de ocorrência, e depois ir até a companhia de saneamento e relatar o problema. Comprovado que ocorreu ação de terceiros, o próprio município arca com esta despesa e realiza a troca.
Identifiquei um problema no funcionamento do meu hidrômetro, a quem devo recorrer?
Sempre deve recorrer ao órgão que está credenciado a realizar a manutenção no hidrômetro.
Com qual a frequência deve ser realizada essa manutenção ou troca do hidrômetro?
O hidrômetro tem uma validade de 5 anos, mas antes de finalizar esse tempo, se o medidor mostrar alguma anormalidade no funcionamento, pode solicitar a prestadora de serviço que faça a manutenção no medidor.
Ainda tem alguma dúvida que não respondemos aqui? Faça nos comentários que iremos esclarecer para você.
E até a próxima semana!