Iniciamos a Semana do Meio Ambiente, comemorada entre os dias 01 e 05 de junho. Esta semana foi criada, no Brasil, pelo decreto nº 86.028 de 27 de maio de 1981, para complementar a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente instituído pela ONU.
Esta iniciativa tem como objetivo incluir a sociedade na discussão de pautas que tratam da preservação do patrimônio natural do Brasil, e hoje iremos falar um pouco sobre a responsabilidade ambiental e como nós podemos equilibrar sociedade, meio ambiente e economia, que são pilares fundamentais.
Vamos lá!?
O que é a semana do meio ambiente e sustentabilidade social?
O primeiro passo é entender o conceito de alguns termos, começando por “sustentabilidade”. Essa palavra tão comum nos dias de hoje, nada mais é do que a busca pelo equilíbrio entre a disponibilidade dos recursos naturais e a exploração deles por parte da sociedade. É o equilíbrio entre a qualidade de vida da população com a preservação do meio ambiente e o que ele pode nos oferecer.
A responsabilidade ambiental são nossas ações no dia a dia, para contribuir com o desenvolvimento sustentável, lembrando e trabalhando sempre com foco no equilíbrio entre meio ambiente, sociedade e economia.
Sendo assim, a participação ativa da população em relação ao desenvolvimento social, que visa propostas ao bem-estar e igualdade de todos em harmonia com o meio ambiente, se denomina sustentabilidade social.
Completando a explicação dos pilares da sustentabilidade, podemos entender a sustentabilidade econômica sendo o modelo de desenvolvimento que visa à exploração dos recursos naturais de maneira sustentável sem prejudicar o suprimento das necessidades das próximas gerações.
Qual a importância da sustentabilidade nas empresas?
Com os conceitos destes pilares esclarecidos, falamos a seguir sobre a sustentabilidade empresarial que aborda o tema dentro das empresas, através de ações e políticas sustentáveis ao longo das operações e desenvolvimento dos seus produtos. Aron Belinky, coordenador do Programa de Produção e Consumo Sustentáveis do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas, afirma:
“Exercer a sustentabilidade empresarial significa analisar os negócios da empresa levando em conta como fazer com que os impactos negativos de sua atividade sejam os menores possíveis. É estar atento às necessidades e bem-estar da população no meio onde ela está inserida.”
E aqui na Renova não é diferente desta afirmação de Belinky, estamos sempre adaptando nossa rotina e fazendo nossa parte para reduzir os impactos da nossa fabricação no meio ambiente. Envolvemos todos os processos da fábrica, assim como todos os colaboradores, para que tenham pequenas ações em seus departamentos, pois acreditamos que cada um fazendo sua parte, juntos conseguimos mudar algo ainda maior.
Renova medição e o compromisso com o meio ambiente
Confira algumas ações que adotamos aqui na empresa:
- Reciclagem das carcaças e outros componentes dos hidrômetros, saiba mais sobre esta ação neste artigo.
- Reutilização de água das bancadas no processo de produção.
- Diminuímos o gasto com folhas impressas, imprimindo apenas documentos essenciais e reutilizando folhas de rascunho.
- Campanha “adote uma caneca”, que visa diminuir o uso de copos plásticos.
Vamos juntos, proteger nosso planeta!
Cada pequena ação conta.