Com a captação de água ilegal, através de ligação clandestina, vários problemas acometem as empresas de saneamento, atrapalhando a prestação de um serviço de abastecimento de água em prol do meio ambiente e da sociedade, de maneira segura e eficiente.

Isso pois, o furto de água facilita o consumo excessivo e a contaminação da rede de abastecimento hídrico da cidade, além de favorecer vazamentos na rede e desperdício de água, e impactar no abastecimento de outras regiões, já que prejudica diretamente na distribuição de água.

Gato de água ou ligação clandestina é crime, e geralmente acontece quando um usuário desvia a água de uma rede distribuidora, de maneira irregular, recebendo o serviço da companhia de água sem pagar por ele.

Outra ação ilegal é a adulteração do hidrômetro (aparelho que contabiliza o fluxo de água consumido pela residência), modificado ou danificado propositalmente para prejudicar a medição do consumo, fazendo com que o usuário pague menos do que de fato foi consumido.

Como as companhias de saneamento detectam a adulteração de hidrômetros?

Em ambos os casos, é possível constatar a fraude pela queda no consumo do imóvel do cliente que burlou a legislação. E assim, a companhia de saneamento começa a acompanhar mensalmente o consumo do usuário para verificar a mudança repentina no fluxo de água contabilizado, constatando se há alguma fraude ou não.

Quais as consequências de ser pego fazendo gato de água?

Atente-se! Ligação clandestina de água é considerada crime, sendo que adulterar o sistema de abastecimento de água é enquadrada como atentado contra o patrimônio, segundo o artigo 155 do Código Penal Brasileiro. A água é considerada um patrimônio público e eventual artifício usado para alterar o consumo nos hidrômetros poderá ser considerado furto qualificado pelo emprego de fraude (art. 155, § 4º, II, do Código Penal).

Esta ação fraudulenta pode acarretar em fraude e multa para o infrator. Por isso, evite esse tipo de dor de cabeça e caminhe junto com a lei e o meio ambiente, denunciando casos de uso indevido de água à companhia de saneamento da sua cidade!

Gostou do conteúdo de hoje?

Acompanhe o Blog Renova para mais! Até a próxima semana.